Direitos Sociais: alguns questionamentos sobre o tema

O Jornal Vila Notícia vem, nesta edição, inaugurar a seção Conscientização Legal, a fim de que possamos demonstrar a nossa proposta, colocamos em pauta os Direitos Sociais.

O artigo 6º da Constituição declara: “São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta constituição”. 

Assim, queremos despertar nos moradores do Grande Vila Velha e de Fortaleza a reflexão sobre a efetivação desses direitos fundamentais garantidos em nossa Lei Maior. Desse modo, surgem alguns questionamentos:

» Como é avaliada a Educação em nossa região?

» Os pais conseguem vagas nas escolas ou são reféns de favores de políticos de idoneidade duvidosa? 

» Quanto à saúde, como está a construção da Unidade de Saúde tão falada e usada na propaganda política por oportunistas de longas datas, ou ainda, como está a reforma do Hospital Distrital Gonzaga Mota da Barra do Ceará, tanto a reforma mais recente, quanto àquela outra nos fundos da Unidade Hospitalar que estava paralisada por problemas na prestação de contas na gestão do Diretor e quer aparentar ser o defensor da moralidade e honestidade?

Todos esses questionamentos nos remetem aos Direitos Sociais, ou melhor, segundo o dispositivo retro mencionado, bem como o são: a moradia, o lazer, a segurança, além de proteção a infância. 

Temos, em nosso bairro, uma Política Habitacional em parceria com os órgãos responsáveis pela preservação do Meio Ambiente? Como estão sendo atendidas as crianças e os adolescentes vulneráveis aos problemas com entorpecentes e cooptados pelos líderes destes agrupamentos de menores infratores?

O povo não aprova quem só mostra os defeitos, por isso, queremos ver iniciativas das autoridades e estaremos prontos para dar as boas novas, afinal, o nosso bairro está se desenvolvendo com o protagonismo de muita gente e não somente por iniciativas interesseiras de senhores feudais do século XXI.

Sergio Barros / Redação

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

0 / Deixe seu comentário