Marketing Pessoal
Primeiro, vamos entender o que é o marketing pessoal. Este pode ser definido como o conjunto de ações e comportamentos que irão providenciar a sua visibilidade profissional.
Passamos ao ponto de partida: qual nosso objetivo? Onde queremos chegar? O que queremos obter? Definido este caminho, começa um trabalho que vem de dentro para fora. Educação, atitude, etiqueta, equilíbrio, sinceridade, carisma e honestidade são alguns dos ingredientes essenciais do marketing pessoal. Profissionais que são ouvidos, cujas ideias e opiniões são levadas em consideração, são pessoas que fazem marketing pessoal, de um jeito ou de outro, consciente ou inconscientemente. Essa é uma disciplina que vale a pena ser praticada, desde que de modo adequado, e isso varia em cada caso, ambiente e situação social ou profissional. Meios profissionais conservadores exigem atitudes, ações discretas,mas também sóbrias. Meios profissionais agressivos exigem agressividade entre outros pontos. Todo trabalho de marketing pessoal passa pela forma como as pessoas enxergam você, e isso tem a ver com:
1. A forma como você trata todos à sua volta, sejam superiores, pares ou subordinados;
2. A forma como você se veste, fala, ouve os outros, sua imagem etc;
3. A forma como você se comporta, tanto na vida profissional, como na pessoal;
4. O entusiasmo, a confiança que você transmite sobre aquilo que faz. A maioria das pessoas acredita que o marketing pessoal é feito para os altos níveis, para a diretoria. Engano. É preciso ser simpático e atencioso com todos à sua volta, por duas razões: a primeira, porque é o correto de se fazer; e a segunda, porque assim você pratica e consolida um estilo comportamental adequado, tornando-o parte de você. Com todas estas estratégias em mãos, utilize o bom senso para distinguir aquilo que é possível fazer, aquilo que não irá comprometer sua essência. Sem dúvida, o Marketing Pessoal é uma técnica eficaz para o sucesso global, mas
se utilizada de forma correta e bem intencionada, valorizando as pessoas no caminho para o sucesso pessoal e profissional.
Helano de Sousa | Consultor
categoria: Empregabilidade
0 / Deixe seu comentário