Chegou o dia da entrevista!
Uma entrevista de emprego não se resume apenas em rezar para que seu currículo seja aceito ou responder algumas perguntas.
Aqueles 30 minutos dizem muito mais sobre você. Se até profissionais empregados têm dúvidas quanto à forma correta de se comportar com seus superiores e colegas de trabalho, imagina em uma entrevista em que você será avaliado.
Com o intuito de auxiliar você que está buscando uma vaga no mercado de trabalha, sugerimos algumas dicas de como ter uma postura melhor na hora da entrevista, assim você se sentirá mais seguro e preparado na próxima vez que se deparar com uma oportunidade de emprego.
Dicas:
I. Apresente-se: aproveite o momento para dizer claramente quem você é, mantendo o contato visual. Preste atenção no que o entrevistador responder: você não deseja esquecer o nome dele, nem pedir para que ele depois repita. Fuja de fórmulas prontas, seja cordial. “Bom dia, meu nome é Shirlei Melo”, logo em seguida, fale onde mora, qual seu grau de escolaridade, o que pretende cursar ainda e de suas experiências profissionais.
Lembre-se: o entrevistador quer ouvir as experiências mais pertinentes à vaga a que você está concorrendo.
II. Busque a sintonia: dedique o máximo de atenção à conversa com o entrevistador. Esta é a hora da verdade – não fique olhando pela janela, para o relógio, rabiscando (mas tomar notas pode!) ou brincando com o lápis. Mesmo que você consiga se concentrar, mantendo o olhar distante, pense na imagem que você estará transmitindo. Mantenha a postura, e o contato visual de forma natural e relaxado.
III. Fale com clareza: não exagere no volume, mas também não sussurre ou murmure. Pronuncie todas as palavras, responda em frases completas. Use a voz ativa, frases afirmativas e que terminam com um claro ponto final. Transmita confiança, determinação e certeza.
IV. Saiba errar e sobreviver: se você cometer um equívoco ou notar que fez ou disse algo errado mantenha a calma e conserte a falha da melhor forma possível. O bom entrevistador irá valorizar a forma como você lidou com a situação adversa, mais do que irá se importar com o fato de você ter errado.
Cuidado com as piadas: evite fazê-las.
V. Entenda a pergunta: ouça a pergunta até o fim, sem fazer interrupção. E se você não entendeu, não tente enrolar – peça que o entrevistador esclareça, e só então responda.
Responda bem: nunca tente fugir da resposta ou enrolar. Seja claro, direto e responda rapidamente. Mas não exagere: quando uma pergunta puder ser respondida apenas com um “sim” ou um “não”, elabore o suficiente para dizer o motivo ou complementar sua resposta. Demonstre seu interesse e iniciativa. Jogue limpo: diga a verdade, não fuja de temas espinhosos e jamais fale mal de sua antiga empresa ou empregadores anteriores.
VI. Faça perguntas: ao final da entrevista, em geral, você ouvirá um convite a fazer suas próprias indagações. O entrevistador espera ouvir perguntas sobre salário, horário e benefícios, mas você pode surpreendê-lo positivamente, fazendo uma pergunta objetiva sobre a atividade desempenhada. Tenha segurança ao se despedir – mas não seja invasivo!
Boa Sorte e Sucesso a todos.
Shirlei Melo
Consultora de Recursos Humanos
29 anos | Rio de Janeiro-RJ
email: shirleinegocios@gmail.com
Fonte: RMM
categoria: Empregabilidade
0 / Deixe seu comentário