Oficinas de formação livre na área da educação e da cultura para estudantes da Barra do Ceará
Produção textual para ações culturais: oficinas de formação livre para estudantes da Barra do Ceará.
Nesta quarta-feira (26/06) será lançado o documentário Cine Invazão - Educar para que(m)?. Exibido no cineclube do Cuca Che Guevara a partir das 18h30, o filme conta como aconteceu o processo da oficina “Tá interado?”, que trabalhou a interpretação crítica dos estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Estado de Alagoas, a mais antiga da Barra do Ceará.
A produção do evento está sendo realizada pelos próprios alunos com orientação dos oficineiros. A proposta é de que eles aprendam a executar atividades de organização de eventos através da formação livre em uma ação efetiva., no caso, a produção do lançamento do documentário.
Tá interado?
A Oficina, uma das ações do projeto contemplado pelo II Edital Ação Jovem do Cuca Che Guevara, é a continuação do projeto Cine Inazão que desde o ano de 2012 vem sendo realizado pelo Coletivo Pode Crer, na forma de cineclube itinerante na Comunidade das Goiabeiras. Visando atuar também nas Escolas da Comunidade, o projeto transformou-se em uma ação pedagógica que estimula uma leitura atenciosa da cultura que circula no cotidiano dos envolvidos. Essa transformação foi idealizada em parceria com estudantes do curso de letras da Universidade Federal do Ceará que elaboraram o plano pedagógico da oficina.
Outra atividade realizada com esse intuito foi a mostra do longa “Pro dia Nascer Feliz” (2006) de João Jardim. O filme, exibido na escola no dia 24 de maio, fala sobre a educação pública formal do Segundo Grau evidenciando problemáticas do ensino público através de narrativas protagonizadas por jovens e professores de diversas regiões do Brasil.
Serviço
Lançamento Educar para que(m)?, dia 17 de julho, às 18h30, no Cuca Che Guevara (Av. Pres. Castelo Branco, 6417 - Barra do Ceará). Entrada Gratuita. Informações: (85)86581439.
Publicado por: Evaldo Paulino
0 / Deixe seu comentário